Webinar é um evento do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa e acontece nesta quinta-feira, 10/06, às 17h
A participação é gratuita – para fazer a inscrição, clique aqui
Acontece nesta quinta-feira, 10/06, a partir das 17h, o webinar “Raça, Gênero e o Ensino de Inglês no Brasil: por uma formação de professores mais inclusiva”. O evento é promovido pelo Observatório para o Ensino da Língua Inglesa e faz parte do programa UK-Brazil Skills for Prosperity Programme, iniciativa do governo britânico para a democratização do ensino de inglês nas escolas públicas do Brasil. A participação é gratuita – para fazer a inscrição, clique aqui.
Voltado para educadoras e educadores, mas também aberto a pessoas interessadas em construir práticas educacionais para equidade, o encontro virtual vai apresentar como questões de raça e de gênero se manifestam no ensino de língua inglesa. O objetivo é promover uma oportunidade de discutir o impacto causado pelos estereótipos e preconceitos na formação de professores e nas práticas em sala de aula, e abrir um canal de comunicação para discussões sobre novas práticas para a formação na área.
O webinar vai ser apresentado por Carolina Azevedo, professora de inglês da rede municipal do Rio de Janeiro e mestranda em educação com ênfase em diversidade e relações étnico-raciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e terá como convidada Cíntia Camargo Vianne, pós-doutora em Estudos da Literatura pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa voltada à descolonização do ensino de línguas estrangeiras.
Equidade de gênero e inclusão social: conteúdos no Observatório
O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa está sendo viabilizado pelo governo do Reino Unido e desenvolvido pelo British Council – reúne estudos, pesquisas acadêmicas, dados e notícias sobre o setor. O objetivo é fomentar debates, compartilhar experiências e contribuir para melhorar a estruturação do ensino do idioma no Brasil.
Além de ser atualizado com publicações e pesquisas de âmbito nacional do British Council e organizações parceiras, o Observatório também está promovendo conteúdos sobre equidade social e de gênero no âmbito do ensino de inglês. Vale ressaltar que o ensino da língua inglesa se tornou obrigatório a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – a obrigatoriedade passou a valer a partir de 2020.
Segundo a pesquisa “Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil”, realizada pelo British Council em 2013, apenas 5,1% da população com 16 anos ou mais declarou ter algum conhecimento de inglês.