O jornalismo mudou muito nos últimos anos. A internet tornou o tempo escasso e o investimento em grandes programas e reportagens diminuiu em detrimento da rapidez da notícia.
Não cabe aqui julgar se a qualidade melhorou ou piorou, mas está claro que o que antes era feito por uma equipe, hoje é feito por apenas uma pessoa. Daí o maior risco de erros de apuração e consequentemente notícias erradas. Versões da história podem ser prejudicadas e a maneira como essa notícia chega ao público influencia o futuro dela e dos seus personagens.
A dica de hoje é um filme que retrata muito bem essa nova realidade do jornalismo. Em 2014 foi lançado ‘O Abutre’, estrelado por Jake Gyllenhaal, com direção de Dan Gilroy. Gyllenhaal interpreta Louis Bloom, um jornalista que luta para se recolocar no mercado de trabalho e encontra uma oportunidade no submundo do jornalismo criminal independente. Ele procura crimes e acidentes, registra e vende a reportagem para veículos que se interessem.
Os desdobramentos são sombrios e o filme retrata com grande realismo os dois lados desse novo modelo de jornalismo: a apuração da notícia com o sentido de informar da melhor maneira possível e a pura captação de imagens visando o lucro.
O abutre é um filme importante porque mostra uma nova realidade do jornalismo. Influente, mas que deve ser tratada com cuidado.
– ‘O Abutre’
– Jake Gyllenhaal e Rene Russo
– Direção: Dan Gilroy