Em seis encontros virtuais organizados pela DreamShaper, ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto, grandes nomes do setor discutem os próximos passos para o ensino básico, superior e profissional
A pandemia que impactou diversos setores econômicos também acelerou importantes mudanças na educação. Com a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades de todo o país, as instituições se viram obrigadas a ampliar seus recursos para o ensino remoto. A transformação digital, no entanto, exige muito mais do que adaptação de infraestrutura. Pede uma ruptura cultural a fim de substituir os tradicionais modelos de ensino por métodos atraentes. Nesse caminho, o papel do gestor é fundamental.
Diante dessa nova realidade, a DreamShaper, ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto, organizou a Websérie Gestor Educacional 5.0 com alguns dos principais líderes em educação do país. Serão ao todo seis encontros virtuais que buscam debater os desafios da educação pré-durante-pós pandemia. A iniciativa dá sequência à websérie Educador 5.0, e foi construída de forma colaborativa, contando com a participação da comunidade por meio de uma pesquisa.
Direcionados aos gestores do ensino básico, superior e profissional, os eventos acontecem sempre às terças-feiras, às 15h30, com cerca de 1 hora de duração, nos meses de setembro e outubro. O painel inicial, no dia 22, terá foco no ensino superior com o tema “Quais as competências esperadas para uma gestão educacional moderna, disruptiva e focada em resultados?”. Participam do encontro Luciane Pereira, reitora da Universidade Santo Amaro, Marcelo Ferreira Viana, diretor de graduação do Centro Universitário de Lavras (MG), e Carlos Fernando Araujo Jr., pró-reitor de EAD da Universidade Cruzeiro do Sul e diretor de Relações Nacionais – ABED.
No dia 29 acontece o painel “O aluno em foco. Quais são os desafios e as estratégias para gestão da permanência no contexto digital?”. Carlos Longo, sócio-proprietário da SABRE Inovação e Consultoria Educacional,e vice-presidente da ABED; Simone Bérgamo, diretora acadêmica do Grupo Ser Educacional; e Janes Fidélis Tomelin, pró-reitor de EAD da Unicesumar, participam do encontro.
Para finalizar a programação do ensino superior, Ricardo Ponsirenas, diretor de Ensino Digital na Laureate, Henrique de Miranda Neto, diretor acadêmico no Centro Universitário de Patos de Minas (MG), e Débora Guerra, CEO na GSA Educacional, se reúnem no dia 6 de outubro para discutir o tema “Educação Disruptiva. Quais são os caminhos e as estratégias para implantação de currículos flexíveis, inovadores e eficientes?”.
Os encontros voltados ao ensino básico acontecem a partir do dia 13 de outubro, com a temática “Quais as competências esperadas para uma gestão educacional moderna e disruptiva?”. Os palestrantes são Esther Carvalho, diretora geral do Colégio Rio Branco, Guilherme Cintra, da Eleva Educação, e Evaristo Bicalho, diretor regional da Rede Marista de Colégios.
No dia 20, é a vez de João Borges, CEO da DreamShaper, Denis Drago, diretor de educação da LDrago Inteligência Educacional, e Renata Stort, filósofa, Provocadora de Ecos na Escola Stagium, abordarem o tema “Novo Ensino Médio: do projeto de vida aos itinerários formativos. Quais os desafios e oportunidades?”.
O painel O futuro é agora: A transformação digital nos modelos de ensino e aprendizagem no contexto pré e pós-pandemia. O híbrido veio para ficar?”encerra a programação no dia 27 de outubro. Ana Paula Fernandes Yajima, diretora pedagógica do Colégio Santa Úrsula, e Lenir Moraes, analista pedagógica na Rece ICM de Educação e Assistência Social, são as palestrantes do último encontro da websérie.
Ao término da wesérie, os encontros ao vivo darão origem a um e-book, que contará com o compartilhamento de experiências de mais lideranças educacionais brasileiras em outros formatos, incluindo entrevistas em texto, vídeo e podcast.
Para mais informações e inscrições acesse: https://dreamshaper. com/br/gestor-educacional-5-0/ .
Comentários