Diálogos abertos com especialistas conceituados em Libras e no universo da poesia e arte
Neste sábado (24/4), comemora-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua oficial utilizada pela comunidade surda no País. Para homenagear e mobilizar a sociedade em torno da importância da Libras, professores, artistas e doutores na área se reúnem no evento “Libras na arte e na vida”, que será realizado no dia 24 de abril, às 16 horas, nas plataformas do Facebook e Youtube, nos canais e páginas do Universitou e dos especialistas convidados.
Keyla Ferrari, doutora pela Unicamp, autora de livros e artigos, idealizadora de renomados projetos sociais ligados à universidade e ao CID Unesco, e o fotógrafo Mauro Machado, responsável pelos cursos de fotografia da Escola Câmera55, entre várias atuações, referência no campo da arte da imagem, serão os protagonistas do evento que promete instigar todos que têm interesse nas diversas vertentes da Libras no Brasil.
De acordo com o último Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 9,7 milhões de pessoas no país apresentam algum grau de deficiência auditiva. A Libras apresenta recursos de comunicação formados por gestos, sinais e expressões. O sistema possui natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Para Keyla Ferrari, não somente a comunidade surda, como todo cidadão brasileiro precisa conhecer e valorizar a comunicação por meio da Libras, reduzir as dificuldades em acessibilidade enfrentadas pelas pessoas com deficiência, desde a socialização, o acesso à arte e o ingresso no mercado de trabalho.
“As línguas de sinais são línguas com estruturas gramaticais próprias, assim como qualquer outra língua, possui sintaxe, morfologia. A única diferença é que são visuais espaciais e não verbais auditivas. Neste evento, vamos levar diversos elementos da libras, muitos desconhecidos do público, que serão amplamente úteis. Teremos a oportunidade de apresentar algumas peculiaridades da Libras para pessoas que desejam saber mais sobre esta língua para interagir com a comunidade surda”, Profª Drª Keyla Ferrari.
NA ARTE
No campo da arte, o acesso parece permeável por apresentar mais liberdade de expressão, porém ainda restrito e exige muita divulgação e campo de atuação, conforme Mauro Machado, professor de fotografia e artes.
“Este evento traz a chance de dar luz à Libras no universo da arte para que todos possam se encantar e utilizar mais a comunicação visual espacial como meio de acessibilidade e aproximação das pessoas surdas. Com o universo artístico”.
O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril, data da Lei 10.436/2002, que reconhece a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. A regulamentação da Lei ocorreu três anos depois, em 2005, incluindo Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.
Para acompanhar as atividades, projetos e o conteúdo de apoio gratuito proposto pela professora Keyla, os interessados podem acessar o site keylaferrari.com.br e as mídias sociais para manter o diálogo direto com a docente, especialista em educação e inclusão da pessoa com deficiência.
PROGRAMAÇÃO
DATA: 24/4
HORÁRIO: 16 h
LOCAL: INSTRAGRAM @ Universitou Canais do Youtube e Facebook – Universitou
LINKS: Universitou e Professores KeylaFerrari e Mauro Machado_Camera 55