Pesquisa aponta como escolher o curso e a profissão
Para uma geração digital, que obtém acesso à informação instantânea do mundo inteiro na palma das mãos, em smartphones conectados à internet, poderia apontar para mais resoluções do que dúvidas. Certo? Errado! É o que aponta a pesquisa feita pela Universidade de São Paulo.
O excesso de informação poderia ser um diferencial para os jovens que buscam decidir uma carreira a seguir, no entanto, no meio à avalanche de dados de universidades, opções de curso e possíveis afinidades disponíveis na internet, os estudantes se encontram inseguros para tomar uma decisão.
Segundo a pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Maria Luiza Junqueira, publicada em sua dissertação de mestrado, a maturidade de mais de 60% dos jovens se encontra abaixo da média, o que aponta para uma das principais causas do medo no momento de escolher o curso superior, que deverá nortear o seu rumo profissional durante a vida.
Para a pesquisadora, a tarefa é mais complexa do que se possa imaginar. “A passagem para a vida adulta exige do jovem competências para a realização de tarefas de desenvolvimento que o tornarão capaz de gerir a própria vida. Dentre elas, a escolha da carreira, uma tarefa que implica certa maturidade para que a escolha seja feita de forma consciente e autônoma.”
Para melhor nortear os jovens selecionamos alguns caminhos, apontados na pesquisa, que podem contribuir efetivamente para a tomada de decisões mais assertivas:
- Orientação Vocacional – apresenta resultados concretos quando aplicados por profissionais qualificados, ainda que haja variáveis conforme os métodos e processos.
- Vivenciar a rotina de profissionais que despertam interesse de atuação.
- Conversar com professores e alunos das universidades que estão no seu radar para o vestibular.
- Realizar pesquisas direcionadas na internet para garantir o foco e a credibilidade das leituras.
- Buscar registros de satisfação dos alunos, profissionais e Conselhos das profissões das universidades, que possam despertar interesse.
Lembrando que para todos os recursos o sucesso é mais facilmente obtido quando há a colaboração e o real interesse do estudante em obter o caminho norteador.