Em tempos de pandemia, com aulas predominantemente on-line, a busca por metodologias inovadoras para a aplicação de conteúdo dinâmico é uma realidade crescente entre os docentes das universidades.
Com iniciativa própria, profissionais da educação realizam pesquisas para encarar os desafios pedagógicos impostos pelo distanciamento social. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) apresenta oportunidades de reflexão no evento digital 1º Congresso Mundial de Educação, realizado nos dias 26 e 27 de setembro, entre os temas a “Situação Educativa Mundial” recebeu destaque no evento.
Para a professora Lourdes Ana Pereira Silva, Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, desde março, quando iniciou a pandemia, entre as disciplinas que ministra no âmbito da graduação, esta Ética e Legislação Publicitária, uma disciplina que prevê o estudo de leis e como elas são aplicadas no âmbito da publicidade. Diante da nova realidade de aulas remotas, a professora percebeu a necessidade de repensar e diversificar a metodologia no contexto das aulas. Iniciou as pesquisas bibliográficas para identificar metodologias mais específicas para o ensino de legislação e realizou contatos com professores do curso de Direito para ampliar o conhecimento sobre as estratégias metodológicas também no ensino de leis.
Durante a pesquisa identificou algumas oportunidades, entre elas a técnica com a elaboração de mapas mentais registrou boa eficácia na aplicação.
“Utilizei a técnica em uma aula em que o conteúdo era sobre a Lei nº 4.680 e decretos relacionados. Essa lei dispõe sobre o exercício da profissão do publicitário e do agenciador de propaganda. Na aula anterior à apresentação do mapa, expliquei aos alunos o que era e como funcionava um mapa mental, forneci um tutorial e orientei que na semana seguinte eles apresentariam o mapa. Fiquei bem satisfeita com o resultado da aprendizagem, além disso foi contagiante perceber a empolgação deles ao apresentarem o conteúdo por meio de imagem. Entre as principais vantagens da aplicação dessa técnica, destaco o grau de assimilação do conteúdo pelos alunos, além do que, eles só conseguem produzir o mapa se de fato lerem o texto. Uma leitura de leis que poderia ser meio enfadonha, tornou-se algo prazeroso para eles”, explica a docente.
Com conceito claro sobre o valor do planejamento da metodologia da aula, a professora defende eleger técnicas eficazes para a aplicação de conteúdo e não se limitar a eleger o uso de recursos digitais nas aulas on-line.
“A metodologia é fundamental para a condução do professor na transmissão do conhecimento no dia a dia da sala de aula. Uma técnica metodológica bem planejada possibilita que o professor motive e mobilize seus alunos ao aprendizado”, conclui a professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Santo Amaro, São Paulo, Lourdes Ana Pereira Silva.
O Universitou segue nas frentes de observação das pesquisas promovidas pelas instituições e docentes com foco nas tendências para o futuro da educação superior no Brasil e no mundo.
Lourdes Ana Pereira Silva – Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Santo Amaro, São Paulo. Uma das líderes do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento – CISGES/UNISA/CNPq e integrante do Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva.