“Para nós é simplesmente uma vergonha que não tenha sido um brasileiro o autor desta obra”. A frase dita pelo embaixador Octávio Dias Carneiro pouco antes da publicação, retrata a importância do livro de Thomas Skidmore. O historiador e brasilianista nos deu uma aula sobre um dos períodos mais conturbados da nossa História.
Desde a primeira publicação, em inglês, em 1967, a obra tornou-se referência para quem quer entender o Brasil. Começa contextualizando o país antes da revolução de 30. Conta como foi costurado o Estado Novo e Getúlio Vargas conseguiu se segurar no poder por 15 anos com o apoio do militares e como esses mesmos militares deram um basta na ditadura e comandaram a transição para a democracia.
A partir daí o livro se aprofunda. Entra no período realmente proposto por Skidmore. Com um vasto conhecimento, o autor nos mostra como nossos políticos se equilibravam entre fazer o certo e fazer o que achavam que era necessário, ainda que, em algumas situações, fossem caminhos diferentes.
Retrata como a volta Getúlio ao poder em 1950 incendiou a política nacional. O político gaúcho pavimentou seu retorno se aliando ao populismo e apostando alto na sua habilidade de conquistar os inimigos.
Nos apresenta o surgimento de uma nova classe política, urbana, endinheirada, influente e radical. Classe essa que derrubou Getúlio, quase impediu a posse de Juscelino Kubitschek, elegeu Jânio Quadros, tentou afastar João Goulart do poder e, por fim, o derrubou.
O livro mergulha em cada um desses governos, em como tratavam a política econômica e se comportavam ideologicamente. Explica que esses dois temas, tão sensíveis em anos de guerra fria, foram fundamentais para selar o compromisso do país com os anos de chumbo que viriam.
A questão econômica, o interesse pelo poder e a ideologia política determinaram os destinos de cada um dos citados acima. É importante ressaltar, e o livro deixa isso bem claro, que todos os presidentes queriam e precisavam das forças armadas a seu lado.
O exército avalizou todos os governos desde 1930. Foi adquirindo importância cada vez maior devido à fraqueza dos políticos civis. Só JK tinha um projeto para o país e conseguiu realiza-lo.
Skidmore nos mostra como a falta de um direcionamento econômico aliada a radicalismos minou a confiança na classe política e possibilitou a ascensão dos militares ao poder.
‘BRASIL: DE GETÚLIO A CASTELO’ é um livro importante para quem quer se familiarizar com a História do Brasil, para quem precisa estudar o tema e para quem quer entender os problemas que vivemos hoje.