Vocês sabiam que Winston Churchill, um dos grandes estadistas do Século XX, era também jornalista? E dos bons. Churchill tinha um texto afiadíssimo e conseguia retratar com fidelidade os eventos que cobria.
Foram muitos fatos importantes. A política e o jornalismo seguiram em paralelo, mas com o decorrer dos anos o país virou prioridade. Churchill sempre foi uma figura proeminente na Inglaterra, ocupou cargos de destaque e teve muita influência, mas tinha uma personalidade forte, muito criticada, e isso fez com que sua carreira sofresse altos e baixos.
Só que foi justamente essa personalidade que o tornou a pessoa certa para assumir a chefia do Império Britânico quando estourou a segunda guerra. Com uma geração de políticos comprometida em não combater mais após a carnificina da Primeira Guerra Mundial, Churchill era o único disposto a enfrentar a Alemanha. Ao assumir o governo sabia que teria forte oposição interna e tinha a certeza de que seria muito difícil livrar a Inglaterra das garras de Hitler.
Aceitou a missão com um misto de orgulho e coragem. Enfrentou a tudo e a todos e foi o grande responsável pelo primeiro revés nazista na guerra: impediu que a Alemanha invadisse seu país. Não parou por aí, conseguiu trazer os Estados Unidos para o conflito, tarefa que parecia impossível, já que os americanos preferiam manter uma postura de isolamento. Churchill participou ativamente da virada da guerra e dos destinos das nações envolvidas após o conflito.
Narrou todo o seu papel na Segunda Guerra em uma obra fabulosa, que lhe valeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1953. ‘Memórias da Segunda Guerra Mundial’ foi escrita originalmente em seis volumes, mas depois Churchill autorizou que fosse condensada para ficar acessível a um público mais amplo.
Tudo é contado em detalhes por este personagem fundamental na história do conflito, inclusive com mapas e diagramas, o que torna o livro essencial para a compreensão da Segunda Guerra.
– “Memórias da Segunda Guerra Mundial”
– Winston Churchill
– Editoras: Nova Fronteira e depois Harper Collins