Algumas das principais biografias lançadas no Brasil nos últimos anos foram escritas por jornalistas. ‘Marighella – o guerrilheiro que incendiou o mundo’ é uma das mais festejadas.
Mário Magalhães trabalhou por 9 anos na pesquisa e nos trouxe um retrato completo de Marighella, desde a infância na Bahia até a morte em uma emboscada armada pela polícia em São Paulo.
O jornalista carioca reconstitui com realismo a carreira do militante comunista até a fundação da Ação Libertadora Nacional e mostra como Marighella tornou-se o inimigo número um da ditadura militar.
Mário Magalhães é um dos grandes exemplos de que o jornalismo não está restrito às redações. Pode trazer satisfação sendo exercido de outras formas. Escrever um livro não é uma tarefa fácil, demanda tempo e disciplina, mas a sensação de poder passar a informação com fidelidade é poderosa.
‘Marighella – o guerrilheiro que incendiou o mundo’ é jornalismo puro e literatura de alto padrão, e agora virou filme. Wagner Moura dirigiu a biografia do guerrilheiro baseada no livro de Mário Magalhães. Nas páginas ou na telona a história retrata um personagem importante, considere-o você um herói ou um bandido. Precisa ser conhecido.
– Mariguella – o guerrilheiro que incendiou o mundo
– Autor: Mário Magalhães
– Editora: Companhia Das Letras