Uma das grandes referências no universo do Direito conta como conheceu e se apaixonou pela carreira. Maria Cristina Barbara, advogada, com carreira ascendente como servidora pública, hoje atua em seu escritório e equilibra vida pessoal e profissional.
Foram 36 anos dedicados ao judiciário, entrei como auxiliar de cartório, e pude vivenciar histórias fantásticas até concluir a meu ciclo no serviço público como coordenadora de cartório.
Eu não tinha ideia do curso que faria, até observar alguns colegas e irmão que trabalhavam em um cartório de notas. Fui conhecer como atuavam, fiz teste para a contratação, procedimento da época, assim logo me apaixonei pela atividade e iniciei o curso de direito na Faculdades Integradas de Guarulhos, atual UNIFESP Guarulhos. Hoje, sabemos que o melhor caminho para quem almeja um estágio é realizando a inscrição via CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.
O direito é um dos cursos com grandes possibilidades de atuação, em diferentes e amplos segmentos, com inúmeras áreas de especialização no Brasil ou até em outros países. Vejo pessoas formadas, nas mais diversas graduações, depois se interessando pelo curso de Direito, como segunda ou terceira formação, por entender a importância dos conteúdos e vislumbrar dezenas de áreas de trabalhos, em empresas privadas ou como servidor público mesmo, com segmentos que podem ter grande afinidade com cada um, unindo à realização pessoal e profissional.
Nessa minha trajetória pude atuar com pelo menos 15 Juízes, entre outros profissionais do Direito, tive a sorte de estar subordinada a magistrados com veia docente e generosos para compartilhar o conhecimento. Essa experiência foi altamente gratificante, pude assimilar conteúdos profissionais e conhecimentos especialmente importantes, que pude levar para a minha vida pessoal. Foram muitas diretrizes apresentadas, pensamentos diferentes, com tipos de condutas éticas, peculiares e inteligentes.
Até poucos anos atrás, os processos eram todos físicos. Hoje, a maioria é digital o que oferece maior facilidade de administrar o fluxo das etapas e o controle de prazos estabelecidos. Acredito que a tendência do direito é não se judicializar tanto, a atuação deve ser antecipada, mais reconciliadora, com a promoção de acordo justos entre as partes. As soluções dos conflitos devem transcorrer extrajudicialmente e chegar ao judiciário as questões apenas para a homologação de acordos equilibrados.
Evidentemente, também vivenciei adversidades relevantes para meu crescimento, mesmo esgotada física e emocionalmente, os contrapontos positivos logo se sobressaiam. Pude aprender coisas que gostaria de compartilhar, que apesar de ser de conhecimento comum, muitos ainda não colocam em prática e posso reforçar cinco pontos essenciais para qualquer pessoa.
Cinco Dicas da Dra. Maria Cristina Bárbara:
- Praticar uma atividade física
- Meditar
- Cultivar as boas amizades (e separar um tempo para os nossos maravilhosos cachorros também, uma grande terapia)
- Ter fé
- Equilibrar a vida pessoal e profissional
Agora, atuando como advogada, me sinto realizada e muito produtiva, com bons conhecimentos a serem compartilhados. No meu escritório tenho como meta facilitar processos, evitar burocracias e litígios para atender as partes de forma equilibrada e justa. Busco isolar as animosidades e promover entendimento interessantes para todos. Penso que este seja um dever de todos os profissionais atualizados do direito.
Costa&Bárbara Advogadas
Maria Cristina Ferreira Bárbara
11 4378-4532