O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aplicará no próximo domingo (31/01), a primeira edição do Enem parcialmente digital. Os inscritos deverão se direcionar aos locais de prova e farão o exame nos computadores preparados com acesso exclusivo às questões da prova.
VÍDEO TUTORIAL
Na página do participante, é possível acessar um vídeo com um tutorial completo sobre o sistema, o vídeo também se encontra disponível no Youtube.
Os inscritos devem ocupar seus lugares, onde estarão os computadores ligados e preparados para iniciar o acesso. O primeiro passo é ler as instruções da prova, rolando a página para baixo até concluir a leitura de todo conteúdo, na sequência retornar à página inicial e aguardar a autorização do chefe da sala para inserir no teclado virtual a sua chave de acesso, que estará na folha de rascunho personalizada. Seguir as etapas indicadas pelo sistema, sempre conferindo detalhadamente as informações.
REDAÇÃO NÃO SERÁ DIGITAL
Atenção: a opção proposta de redação estará ativada, porém somente para ter acesso ao tema da redação, que deverá ser realizada em folha impressa, com caneta preta. Será possível destacar lembretes nas questões que tiver interesse em conferir mais vezes, assim como realizar anotações livres na prova e pausar, porém o tempo não será compensado no final da prova. A chave de acesso deverá ser inserida novamente ao retornar das pausas e ao concluir o mapa de questões para finalizar a prova. O auxiliar de tecnologia vai confirmar a entrega, em seguida a plataforma vai disponibilizar uma assinatura eletrônica e você deverá anotar na sua folha de rascunho. Assim sua prova estará concluída.
DIVULGAÇÃO
Na folha de rascunho os candidatos poderão registrar as respostas. Os gabaritos oficiais estarão disponíveis no dia 10 de fevereiro. A divulgação das provas estará disponível no site do Inep após o término das aplicações, no dia 31 de janeiro e no dia 7 de fevereiro.