Após o registro de abstenção recorde de 51% no primeiro dia de prova, o MEC (Ministério da Educação) divulga nesta quarta-feira (27/01) o gabarito das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Em período de pandemia, alunos relataram desafios para conquistar os resultados esperados e até mesmo para participar do exame. As condições de estudo foram alteradas, assim como o orçamento familiar e a segurança sanitária em todo o mundo.
Nos dias de provas, os alunos que conseguiram se dirigir aos locais de aplicação, em algumas regiões, foram surpreendidos com o registro de aglomeração, com orientações para mudar de salas e outros dispensados por lotação da capacidade máxima permitida nos locais do exame.
Entre os de 5,5 milhões de inscritos, mais de 2,8 milhões de estudantes não participaram do exame. Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a edição do Enem deste ano, organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foi “um sucesso”.
Vestibular com o maior número de inscritos do país, o Enem é o exame que avalia os estudantes que buscam vagas em universidades e o ingresso aos programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).
As provas e os gabaritos, que compõe quatro avaliações objetivas, com 45 questões cada, estão disponíveis na página do participante do Inep. As notas serão divulgadas somente no 29 de março.